segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tão antiga quanto a Vila é a Câmara de São João del-Rei: 299 anos



Criada a Vila de São João del-Rei em 8 de dezembro de 1713, no dia seguinte, 9 de dezembro, foi eleita sua primeira Câmara, sendo primeiros juízes Pedro de Morais Raposo e  o sargento-mor Ambrósio Caldeira Brant, pai do futuro contratador de diamantes Felisberto Caldeira Brant. Foram os primeiros vereadores Silvestre Marques da Cunha, Pedro da Silva Chaves e Francisco Pereira da Costa. O primeiro Procurador chamou-se José Àlvares de Oliveira.

No dia 10, ainda na Vila de São João del-Rei, o Governador da  Capitania e mestre-geral de campos dos exércitos, Dom Braz Balthazar da Silveira,passou ao capitão de cavalos João Antunes Maciel a patente de Tenente Coronel do Regimento levantado  na Comarca do Rio das Mortes. Nascido em São Paulo, em 1674, Antunes Maciel estabelecera-se na região logo depois da descoberta do ouro e, do mesmo modo que o juiz Ambrósio Caldeira Brant, teve atuação destacada em 1709 na Guerra dos Emboabas, contribuindo bravamente para a defesa do Rio das Mortes. Tal experiência muito serviu no auxílio que prestou no combate à invasão francesa ao Rio de Janeiro em 1711.

A vida de Antunes Maciel na Vila de São João del-Rei, foi bastante próspera, pois em 1717 declarou ao imposto do Quinto do Ouro ter 15 escravos e em 1718 entrou para a Irmandade do Santíssimo Sacramento.  Deixou  São João del Rei em 1723, por ter sido nomeado Intendente das Minas de Ouro de Cuiabá e Provedor da Fazenda Real,mas faleceu aos 52 anos, em 1726, quando comandava a tropa que conduzia a arrecadação do quinto do ouro de Cuiabá para São Paulo: 4 arrobas e 700 oitavas de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário