quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Uma homenagem do Rei do Baião a São João del-Rei. E vice-versa...


Nos primeiros anos da década de 30 do século XX, Luiz Gonzaga, ainda muito jovem, serviu o Exército em São João del-Rei.

Na cidade da música, era corneteiro, Bico de Aço, como o apelidaram. Como gratidão a tudo o que em nossa cidade viu, viveu e aprendeu, gravou, em seu primeiro disco, lançado em 1941, a música Saudade de São João del-Rei.

Passados mais de 70 anos, nestes dias em que o Brasil inteiro comemora o centésimo aniversário de nascimento do Rei do Baião, ocorrido hoje, 13 de dezembro de 1912, e que São João del-Rei prepara-se para comemorar, em 8 de dezembro de 2013, os 300 anos de sua elevação à categoria de Vila, este blog apesenta abaixo mais uma música que não pode ser esquecida nas tricentenárias comemorações são-joanenses.

Aliás, vai aqui uma sugestão para o 11º Batalhão de Infantaria Montanha, antigo Regimento Tiradentes, orgulho desta terra e sempre presente nos momentos importantes e necessários de São João del-Rei: realizar uma pesquisa histórica sobre o soldado corneteiro Luiz Gonzaga e divulgá-la na forma mais adequada - publicação, exposição e outras - como participação nos festejos que serão realizados em 2013.

E, claro, realizar concertos  e retretas de sua Banda Militar tocando exclusivamente músicas do Rei do Baião. Será unir o útil ao agradável!

Clique aqui e conheça a homenagem de Luiz Gonzaga a São João del-Rei

!



Nenhum comentário:

Postar um comentário