domingo, 8 de dezembro de 2013

Majestosa procissão barroca celebra a glória dos 300 anos da Vila de São João del-Rei


O anoitecer do dia 8 de dezembro, em São João del-Rei, é sempre um momento em que esta data festiva se torna ainda mais sublime. Antes que o sol se ponha atrás da Serra do Lenheiro, Nossa Senhora da Conceição sai da igreja de São Francisco e, após passar sob as palmeiras do jardim, em forma de lira, percorre em procissão o centro histórico da cidade.

Atravessa pontes de pedra, cruza largos, percorre ruas estreitas, atravessa encruzilhadas, corta becos e, de tempos em tempos, para diante de alguma igreja e, virando para o frontispício, fica imóvel por alguns instantes, como reverentemente a se mirar em um espelho. É que lá dentro, em altar dourado, atrás das portas fechadas, outra Nossa Senhora reina. Os sinos sempre dobram com vigor e alegria, a banda toca marchas entusiasmadas e as pessoas, felizes, dão corpo e vida ao cortejo.

Em 8 de dezembro de 2013, quando se comemorou os 300 anos da elevação do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar á Vila de São João del-Rei, não foi diferente. O sentimento reinante, o mesmo de outros anos, é o seguinte:

                                   Quando o céu desce ao chão
                                    não há nada a fazer.
                                    Só deixar no peito bater
                                    o enternecido coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário